Nem precisa ser Herói, basta ser um voluntário

 

#doesangue

A alegria de poder ajudar o próximo, salvando vidas, não é privilégio  somente dos bombeiros, pois nós nem precisamos ser heróis e heroínas, bastamos ser VOLUNTÁRIOS (AS)  para doarmos sangue.

A campanha de DOAÇÃO “Sangue Herói”, mobilizou os bombeiros de Goiás numa ação voluntária para coleta de sangue no Hemocentro de Goiânia (HEMOGO). Eles, os heróis bombeiros, sabem da importância da doação, agora nós precisamos também fazermos o mesmo. Eu fui, gostei e fiquei feliz, porque estou ajudando a salvar vidas. A doação é um ato de solidariedade que ajuda o próximo, por isso, seja doador frequente como eu.

É importante que você saiba que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediata. É pouco para quem quer doar e muito para quem precisa, por isso faça sua doação de sangue.

Eu gosto também de uma coisa importante; é o lanche servido no HEMOGO; uma delícia, tem pão com queijo e presunto, frutas, sucos e doces, e o povo trata o doador com muito cuidado e rigor das normas de segurança para proteger a nossa saúde e a de quem vai receber o sangue.

Eu doei sangue e vou continuar nessa corrente sanguínea, faça o mesmo e procure o HEMOGO ou outro Banco de Sangue da sua cidade. Doar é bom!

 

Av.Anhanguera, 5195, Coimbra, Goiânia-GO, próximo ao Materno infantil – (62) 3201-4570 – Horário de Funcionamento: Seg/Sex – 7h às 18h Sáb – 8 às 12h.

SANTA MARIA, ROGAI PELOS FISCAIS

 

 

O nosso lamento maior é reclamar da corrupção dos políticos, principalmente os que estão distantes, na Capital Federal, mas esquecemos do nosso dever de casa, o de combater a corrupção da iniciativa privada com o poder público, e o personagem principal é o FISCAL.

Desde o império,  a Coroa Portuguesa colocou gente com baixa qualificação e corrupta para estes postos, assim ficou manchada a figura do cobrador de impostos/fiscal. Hoje temos gente qualificada e de alta categoria na Receita Federal e nas Secretarias de Fazendas nos estados. Mas a falta de quadro e a contratação gente desqualificada, reduz o tempo de vida dos nossos filhos, como da tragédia de Santa Maria-RS.

Uma relação corrupta entre os empresários e os fiscais, resulta na morte, e morte trágica, sem chances de fuga. E nós, de outros estados que não o RS, sabemos que estamos a todos momentos convivendo com situações de prenúncio de tragédias ou coisas previsíveis que todos estão vendo, reclamando e o poder público inerte, surdo, incompetente; senão vejamos:

Postos de Combustíveis em Goiânia funcionando a menos de 200 metros de escolas e aglomerados urbanos – Escolas Olga Mansur (Vila Jaraguá) e Inhanhá do Couto (Campinas). Ainda no setor de combustão, temos uma denúncia contra uma empresa de geradores de energia que derrama combustível no Bosque do Café e abastece caminhões no meio da rua, sob suspeita de um “posto clandestino” em área residencial. Mas no ramo de bebidas e combustível, tem um Posto de um deputado goiano, que virou um “ambiente explosivo”, com muitos carros e gente no pátio do estabelecimento, com risco de incêndio e acidentes.

Empresa de geradores de energia abastece veículos de forma irregular

Em um texto publicado e censurado, escrevi que há um “conluio de crescimento” em Goiânia, onde o poder público se alia as safadezas do setor ganancioso da indústria do lazer e turismo, colocando em risco a vida de jovens. Quando falei em conluio, é para que o judiciário vá as ruas e veja, em parceria com o MP, como funciona a sociedade. As salas climatizadas, não apontam onde estão os “sputniks”os postos clandestinos, as obras irregulares com risco de desabamentos, ou os ambientes clandestinos que funcionam como armadilhas mortíferas.

Os nossos fiscais, ambientais, fazendários, contas públicas, de posturas e outros,  precisam de boa qualificação e bons salários, para evitar e amenizar a ganância de alguns “negociantes” que corrompem e matam nossos jovens. Sem fiscalização há corrupção!

Nossa Santa Maria que reze por nossos fiscais e por nossos filhos, para que não caiam na tentação.

 

Muladeiros se encontram em Iporá

Cerca de três mil muladeiros e muladeiras participam de desfile  em Iporá-GO (230km de Goiânia)  no Encontro Nacional de Mulas e Burros. O desfile  com percurso de 10 quilômetros, por toda cidade, marcou a abertura do evento que segue até domingo no parque de exposições de Iporá no oeste goiano.

O evento é organizado pela Associação de Muladeiros do Oeste Goiano- AMOG – e na sua sexta edição o evento torna-se o maior na categoria em todo Brasil; com participação de empresários, agropecuaristas, jovens e visitantes de 16 estados brasileiros, segundo João Benedito, presidente da entidade, o encontro é um momento de unir a tradição e a paixão pelos animais.

O encontro nacional de muladeiros e muladeiras, tem leilões e negócios com animais. O encontro será encerrado no domingo em Iporá, com shows todas as noites e muitas atrações culturais dos estados participantes.

Confira a programação – www.amog.com.br

Veja FOTOS – http://www.flickr.com/luizparahyba

O homem que vende espinhos

A saga de 5 mil km vivendo o sertão baiano e o litoral paraibano

      Todos querem saber como foi a viagem até a Parahyba de Augusto dos Anjos e as comemorações dos 80 anos de Tião Barbeiro. Não começarei do começo, mas lembro da acolhida de dona Josina da Pousada “Sonho Meu” na querida Correntina-BA; cidade de artistas e grandes talentos. O turismo ecológico é o carro chefe do município.

A Bahia tudo é encanto, mas a Chapada Diamantina é fenomenal, potencializado por uma das maiores fontes de energia limpa (eólica) do Brasil, sem perder a ternura. Mas é no sertão baiano que encontramos o verdadeiro lutador; conheci Diogo Fraga da Silva, agricultor familiar, residente no povoado de Santa Quitéria, município de Itaberaba. Diogo, com olhar puro e gestos simples. Diogo cultiva abacaxis, aliás um dos mais doces que degustei. “Aqui tem pouca oportunidade, mas quero que você chupe um pedaço desse abacaxi da roça do meu pai”, disse Diego. Ele vende mesmo é espinhos e com uma beleza que só o semi-árido nordestino produz, oferecendo na beira da estrada a “coroa-de-frade” (Melocactus zehntneri), um cactos que tem muitos espinhos e é característico da região. Alguém que consegue vender espinhos é um sabido, é um meigo que não fura ninguém.

Tem outra coisa que fura; o preço do combustível, pois em cerca de 5 mil Km rodados (ida e volta de Goiânia a João Pessoa), descobri que Alvorada do Norte-GO, tem o maior preço de gasolina, beirando os 3 reais, que é na verdade uma furada no olho do consumidor.

Já as rodovias estaduais e federais, não encontrei nenhum buraco, apenas alguns desvios de obras na BR 101, e as rodovias baianas, sergipanas, pernambucanas e paraibanas, todas bem conservadas, amém!

O maior encanto foi encontrar Sebastião Henrique da Silva e dona Arlinda Valentim, meus pais que moram num bairro denominado de Nação Torre. Tião Barbeiro, com a saúde um pouco comprometida, deu sinais de chegar aos 100 anos. Comendo bode, peixe, inhame e cuscuz com leite, ele demonstra boa disposição e diz que diminuiu a cachacinha. Tião Barbeiro foi destaque na imprensa paraibana no dia 8 de janeiro, quando completou 80 anos e na sua carreira cortou cabelos de 12 governadores da Parahyba. Com olhar de felicidade, reuniu os três filhos e os netos.

Na capital paraibana, no litoral sul é possível mais encantamento ainda, com o encontro das águas de rio e mar,  e a formação de um “Maceió”, com águas tranquilas, e nessa  área de preservação permanente é possível encontrar com os nativos e curtir o sol. A mesma curtição vale para o litoral norte de João Pessoa, na praia do Poço, já na divisa de Cabedelo, onde o melhor peixe “cavala” é servido no Bardionaldo, um tradicional restaurante com mais de 50 anos, onde comemoramos o aniversário de Tião Barbeiro.  Na matéria de peixe, o Bar Argumentus, serve o peixe “cioba” com molho de camarão, preparado pelo Chef  Gegê, que comanda a praia de Cabo Branco.

O encanto dos espinhos da cabeça-de-frade,  e tirando as espinhas do peixe “cioba”,  o brilho do sol foi o destaque da Saga da Parahyba; uma viagem para viver bem!

 

 

 

Júnior Friboi participa de posse dos prefeitos do nordeste goiano

 

O empresário José Batista Júnior- Júnior Friboi – vice presidente do PSB/GO, participou no primeiro dia do ano, da solenidade de posse de três prefeitos, na região nordeste do estado. O prefeito de Iaciara-GO, Aguinaldo Ramos-PSB – assumiu o cargo na manhã do dia primeiro, antes da solenidade, uma Missa foi celebrada no ginásio de esportes do município. “Nasce uma política séria e honesta em Iaciara”, disse o novo presidente da Câmara”Maguinaldo Pereira-PMDB- durante a solenidade

Celebração no ginásio de esportes em Iaciara

Aguinaldo Ramos –PSB – saiu em carreata do ginásio de esportes até o prédio da prefeitura de Iaciara. Na ausência do ex-prefeito, a ex-vice prefeita Leda Rocha foi ao prédio e entregou as chaves do prédio. Já na prefeitura, Aguinaldo Ramos constatou a situação precária da sede do poder municipal, e quando abriu a porta, encontrou a primeira conta à pagar; uma fatura da CELG no valor de R$ 446, que vence no dia 2 de janeiro. Aproveitando a deixa, o prefeito disse que as contas do município serão pagas rigorosamente nos vencimentos. Segundo o prefeito, não foi realizado um processo de transição e a cidade de cerca de 14 mil habitantes, ainda não sabe a real situação financeira da prefeitura, declarou Aguinaldo Ramos.

Na cidade de Posse-GO, o prefeito José Gouveia-PSB, que derrotou o democrata José Eliton, pai do vice governador do estado, tem um desafio de ordenar a  coordenar a situação financeira do município. A vereadora Solange Valente-PSDB – foi eleita presidente da Câmara Municipal de Posse, e aponta diálogo na busca de soluções para a cidade com o poder executivo local. O vice presidente do PSB/GO, José Batista Júnior – Júnior Friboi – disse que o seu partido, com a administração de José Gouveia em Posse e Aguinaldo Ramos em Iaciara, terá a oportunidade de criar momentos para a redenção do nordeste goiano.

No final do dia, Júnior Friboi participou da solenidade de posse do prefeito José Neto-PTB – de Simolândia-GO. A solenidade foi realizada na feira coberta da cidade, às margens da BR 020.