Ministro Pepe Vargas e Olavo Noleto entregam Caminhões-caçamba para 47 municípios do norte e nordeste goiano

 

Nesta segunda-feira, 27, o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e o sub-chefe de assuntos federativos, Olavo Noleto, entregaram   47 caminhões-caçamba da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aos municípios com até 50 mil habitantes, das regiões norte e nordeste do estado de Goiás.

 

O ato de entrega solene foi na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG – em Brasília.  O ministro  Pepe Vargas disse que  além de beneficiar a população que vive no meio rural o programa estimula a indústria de máquinas e equipamentos. “O programa é muito importante porque contribui para quem vive no campo e, também, para quem vive nas cidades e trabalha na indústria”, destacou.

O presidente da CONTAG Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), Alberto Broch, o programa é o resultado de muita participação e esforço coletivo dos movimentos envolvidos com a agricultura familiar. “Muitos agricultores e assentamentos têm dificuldades enormes e esses equipamentos vão beneficiar os que realmente necessitam”, afirmou. A inclusão desse programa no PAC2 tem uma mobilização dos Territórios da Cidadania e da FETAEG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás – como também das outras federações de agricultores dos demais estados.

 

Olavo Noleto, sub-chefe de assuntos federativos da Presidência da República, destacou o caráter republicano do programa, que segundo ele, atende prefeitos e prefeitas de diversas agremiações partidárias; “O programa é republicano é para beneficiar a população”, destacou Olavo. Ao todo, mais de 150 mil moradores do meio rural em Goiás, dentre eles 21 mil famílias de agricultores familiares, passarão a contar com as novas máquinas. Elas vão ajudar na revitalização de estradas vicinais e no escoamento da produção. O investimento do Governo Federal no maquinário soma aproximadamente R$ 11 milhões.

 

 

PAC 2 em Goiás

 

Segundo Olavo Noleto, com esta entrega o estado passa a contar com 47 caminhões-caçamba, 226 retroescavadeiras e 59 motoniveladoras, totalizando 332 equipamentos entregues. Todos os municípios do estado, com menos de 50 mil habitantes, fora de grandes centros, já foram contemplados com máquinas retroescavadeiras pelo PAC 2. Ainda este ano serão entregues mais 346 máquinas para o estado: 167 motoniveladoras e 179 caminhões caçamba. Ao final das entregas, o investimento total estimado será de R$ 177,2 milhões.

 

Confira a relação dos municípios beneficiados com esta entrega:

 

Abadiânia

Água Fria de Goiás

Alexânia

Alto Horizonte

Alto Paraíso de Goiás

Alvorada do Norte

Barro Alto

Buritinópolis

Cabeceiras

Campinaçu

Campinorte

Campos Belos de Goiás

Campos Verdes

Cavalcante

Cocalzinho de Goiás

Colinas do Sul

Corumbá de Goiás

Cristalina

Damianópolis

Divinópolis de Goiás

Flores de Goiás

Guarani de Goiás

Guarinos

Hidrolina

Iaciara

Mambaí

Mimoso de Goiás

Minaçu

Monte Alegre de Goiás

Niquelândia

Nova Iguaçu de Goiás

Nova Roma

Padre Bernardo

Pilar de Goiás

Posse

Santa Rita do Novo Destino

Santa Terezinha de Goiás

São Domingos

São João D’Aliança

São Luiz do Norte

Simolândia

Sítio D’Abadia

Teresina De Goiás

Trombas

Uruaçu

Vila Boa

Vila Propício

 

 

Com informações da ASCOM – MDA

 

 

Contato: Luiz Henrique Parahyba

(62) 8114-0202

Fabrício Arruda

(62)  9127- 2962

ENCONTRO DE MULADEIROS REUNE CRIADORES DE 12 ESTADOS EM IPORÁ-GO

           Começa nesta quarta-feira, 22, o 7º Encontro Nacional de Muladeiros e reunirá em Iporá, Estado de Goiás os principais criadores de muares do Brasil, criadores de 12 estados já confirmaram presença nas provas e desfiles em Iporá. Segundo João Benedito de Souza Vieira, presidente da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (AMOG), o evento promete manter o mesmo padrão de qualidade e organização que a AMOG apresentou nos anos anteriores.

 

Na quarta-feira, o encontro começa com a escolha da Garota AMOG 2014 e na quinta-feira, 23, um desfile pelas ruas com mais de 3.000 animais de todo Brasil. Até domingo, 26 de janeiro, o ENCONTRO NACIONAL DE MULADEIROS terá  provas envolvendo mulas, shows musicais, queima de alho, leilões e escolha da Garota AMOG. Todos os dias haverá atividades voltadas as comitivas e o público em geral além de exposição de equipamentos,  vestuário, veículos, entre outros.

O evento que reúne animais de competição será realizado numa pista adaptada num espaço no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros em Iporá.

“Queremos resgatar a origem dos tropeiros, através das comitivas de muares e das comitivas tradicionais; aqui nós reunimos grandes criadores e admiradores de jumentos, burros e mulas, e assim vamos despertar também o resgate cultural e o interesse de jovens pela criação de muares”, afirmou o presidente da AMOG, João Benedito.

A organização do evento considera que neste ano, cerca de 60 mil pessoas participarão do evento nos cinco dias de encontro.  Iporá é um  pólo turístico e comercial da região oeste do estado, e neste ano o desfile de animais da quinta-feira, 23, que irá reunir no 7° Encontro Nacional de Muladeiros, cerca de 3 mil animais, por isso a direção da AMOG acredita que será o maior público participante de todos os anos.

A CIDADE

– Município – Estado: Iporá – Goiás
– Limites: Ao Norte: Diorama, Jaupaci e Israelândia; Ao Sul: Amorinópolis e Ivolândia; A Leste: Moiporá e Ivolândia; A Oeste: Arenópolis.
– População 2009 (IBGE): 32.045 Hab.
– Área Territorial: 1.026 km2
– Vias de Acesso: GO (060,174,221,320)
– Distância de Goiânia: 216 km – Brasília: 400 km.

—————————————————————————

CONTATO:

João Benedito – Pres.AMOG (64) 9996-0649