Secretários e secretárias de saúde debatem Comunicação do SUS

No dia 28 de novembro, a Saude & Comunicação serão  temas de um seminário realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS,  e a Fiocruz. “Que Saúde você vê? “, será um debate com formato de programa de TV, com interação da platéia e dos internautas que poderão acompanhar em tempo real.

Cláudia Colucci, da Folha de SP, Inesita Araújo pesquisadora da Fiocruz; a produtora dos programas de saúde da Globo, Fabiana Leite; e o pesquisador da UnB, Murilo César Ramos, são os convidados do evento, e os debates serão mediados pelo apresentador do Canal Saúde, Renato Farias.

A imagem do SUS – Sistema Único de Saúde, na mídia, a relação entre os gestores de saúde e a imprensa, o cenário político da comunicação no Brasil e seus impactos sobre a saúde brasileira, serão os temas colocados à mesa para o debate.

HAVERÁ TRANSMISSÃO AO VIVO das 9h às 17h, pelos sites www.conass.org.br/conassdebate e www.canalsaude.fiocruz.br.

Museu da Vida – Tenda da Fiocruz, RJ, dia 28 de novembro das 8h30 às 17h.

Conselho Nacional de Saúde e Canal Saúde realizam Oficina de Comunicação preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Canal Saúde/ Fiocruz, realiza Oficina de Comunicação preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro, na sede da Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro.

 

Um dos objetivos da Oficina é analisar o papel dos meios de comunicação na conscientização e construção do direito a saúde e ao SUS e realizar debate e definir estratégias de comunicação visando à mobilização social para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que tem com tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro” e acontece em novembro de 2015 em Brasília.

Para o evento, foram convidados cerca de cem participantes entre conselheiros estaduais de saúde de todo o país, membros do Grupo de Trabalho do Programa de Inclusão Digital (GT PID), integrantes da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde do CNS (CICIS/ CNS), representantes do Ministério da Saúde, jornalistas, comunicadores e professores ligados aos temas mídia e saúde.

A presidente do CNS, Maria do Socorro de Souza, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, farão a abertura do evento com uma introdução política aos temas e objetivos da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Os convidados participarão de duas mesas, Comunicação, Participação Social e Reforma da MídiaComunicação em Saúde e Mobilização Social para a 15ª CNS, do painel, Mídias Alternativas e Cidadania, educação e mobilização para 15ª e ao final, realizarão trabalhos em grupo com o objetivo de produzir análises a cerca da situação do SUS e do Controle Social e formular estratégias de comunicação para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, a oficina já é uma das etapas da 15ª: “Esta Oficina de Comunicação é uma das etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Com ela, a ideia é criar uma rede de comunicadores e comunicação em defesa do SUS”.

 

Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional de Saúde.