Rodrigo Maia é confirmado como presidente da comissão da reforma política e Rubens Otoni-PT/GO é o vice

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)  é o presidente Comissão Especial da Reforma Política (PEC 344 E 352/13), conhecida como PEC Vacarezza. O deputado Rodrigo Maia conseguiu 32 dos 34 votos possíveis e o goiano Rubens Otoni (PT-GO) será o 1º vice-presidente (31 votos).  O novo presidente do colegiado disse que irá  buscar a  construção de um sistema politico-eleitoral no qual o eleitor se sinta realmente bem representado. Logo após a eleição da comissão, conforme um acordo prévio, o colegiado indicou o deputado Marcelo Castro (PMDB/PI) para a relatoria dos trabalhos.

Emendas
A partir de agora, os deputados da comissão terão dez sessões do Plenário da Câmara para apresentação de emendas às propostas.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, fez a abertura dos trabalhos da comisssão, e provocou os parlamentares a apresentarem mudanças aos textos para que todos “tenham a oportunidade de sugerir e de debater aquilo que pensam sobre reforma política”.

A comissão deverá apresentar ao plenário da Câmara uma proposta de Reforma Política que seja votada até outubro de 2015, para que as regras sejam válidas para as eleições de 2016. Os principais temas são o financiamento de campanha e a reeleição.

*Com informações da Câmara dos Deputados – www.camara.leg.br

CARNAVAL TRADIÇÃO EM GOIÁS COM “HERÓIS”

 

 

Goiás tem disso. Tudo vai virando tradição. No carnaval a gente deixa de lado os violeiros com a música sertaneja raiz e ataca de samba.

 

Por isso a Rádio Vila Boa FM e a Prefeitura de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dando continuidade ao incentivo de gêneros autênticos da música brasileira, promovem, no dia 15 de fevereiro próximo, domingo de carnaval, o 6º SAMBA NO MERCADO, com o Grupo HERÓIS DE BOTEQUIM, de Goiânia.

Participe do 6º SAMBA NO MERCADO: dia 15 de fevereiro, domingo de carnaval, a partir do meio dia, na  Praça Zacheu Alves de Castro, em frente à Igreja de São Francisco.

 

Até Cora vai SAMBAR!

 

 

MINISTRO FAZ MOBILIZAÇÃO COM O CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE NA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

 

 

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, deu uma “aulinha” aos moradores de Valparaíso-GO durante a mobilização do dia “D” contra a Dengue e Chikingunya. Acompanhado da prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento e da presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, o ministro visitou duas residências no Jardim Céu Azul, nesta sábado (07/02), para verificar como os moradores cuidam das casas para evitar os criatórios do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

Acompanhado do  Governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, o Ministro Arthur Chioro disse após a visita a casa de dona Maria José da Silva, que “ as garrafas estavam pra baixo, os brinquedos não estavam espalhados no quintal, a caixa d’água estava bem fechadinha. Ela é uma grande cidadã e faz bem sua parte. Mas não adianta somente dona Maria fazer a parte dela, os vizinhos precisam fazer também o dever de casa”, salientou o ministro durante a visita a Valparaíso-GO.

O dia de mobilização contra o mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya, no município de Valparaíso, em Goiás, faz parta da campanha nacional, com  objetivo de mobilizar as comunidades para  mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais de saúde ao diagnóstico correto das doenças.

Aproveitando muitos profissionais de saúde no lançamento da Campanha de Combate a  Dengue,  e representantes da gestão e o Conselho Nacional de Saúde, o ministro Chioro, lembrou que o número de casos de dengue em janeiro de 2015 superou em 57% os casos do mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, foram quase 41 mil casos este ano contra 26 mil em janeiro do ano passado. Mas apesar do aumento de casos, o número de mortes causadas  pela Dengue apresentou uma forte queda. Em janeiro de 2014 foram 37 mortes, no mesmo período de 2015 foram 6 casos.

 

Estados com maior incidência da dengue em janeiro, por 100 mil habitantes:
Acre: 2.673 casos (338,3 por mil habitantes)
Goiás: 6.386 casos (97,9 por mil habitantes)
Mato Grosso do Sul: 1.124 casos (42,9 por mil habitantes)
São Paulo: 17.612 casos (40 por mil habitantes)
Tocantins: 504 casos (33,7 por mil habitantes)

*Dados do MINISTÉRIO DA SAÚDE.