3º Festival da Juventude Rural reunirá cinco mil Jovens em Brasília

DILMA VAI AO ENCONTRO DA JUVENTUDE

 


Cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil e também delegações de 10 países da América Latina se reunirão por quatro dias na capital federal para um grande evento de diálogo e integração: o 3º Festival da Juventude Rural, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). A presidenta Dilma Rousseff confirmou a presença no festival no dia 28 de abril. Dilma irá apresentar a resposta as reivindicações da juventude rural.

Entre os dias 27 e 30 de abril, a juventude do campo, da floresta e das águas debaterá temas fundamentais para o nosso país: a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril. Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural será um espaço para afirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Na abertura do evento está prevista a presença de representante do governo federal para entregar aos jovens as respostas para as reivindicações incluídas na Carta-Proposta da Juventude Rural. O documento foi entregue aos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e da Secretaria de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina no dia 18 de março. A juventude rural brasileira está mobilizada e trará para Brasília toda a força de sua luta!

Obs. Segue em anexo link para mais informações sobre o Festival da Juventude Rural:  http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=259&nw=1

Serviço:
3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Data: 27 a 30 de abril
Local: Parque de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Sugestão de entrevista: Alberto Broch, presidente da Contag; Mazé Moraes, secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais.

Programação:

27 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA
15h – Abertura política do 3º Festival da Juventude Rural
20h – Noite Cultural – Inauguração da feira da juventude rural

28 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA
08h – Conferência: Juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. Conferencistas: presidente da UNE, Vic Barros, e o consultor da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), Luiz Caputo.
14h – Atividades Simultâneas:
– Painéis Temáticos:
1)Terra, Agroecologia e organização da produção.
2)Educação do campo e políticas de esporte, cultura e comunicação.
3)Participação social e organização sindical
4)Trabalho decente para a juventude assalariada rural.
5)Sucessão rural na perspectiva de gênero e geração.
– Seminário Internacional
20h – Noite Cultural
– Ato político “Mulheres jovens em Marcha”

29 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA
08h – Atividades simultâneas:
– Oficinas pedagógicas e culturais
– Atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Minas Brasília Tênis Clube)
14h – Atividades simultâneas:
– Oficinas pedagógicas e culturais
– Atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Minas Brasília Tênis Clube)
20h – Noite Cultural

30 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA
09h – Ato Político na Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação da CONTAG – Barack Fernandes
(61) 2102-2288 / (61) 83014627/ (61) 82908016
comunicacontag@gmail.com
www.contag.org.br
barack@contag.org.br

Morre um verdadeiro líder sindical: Manoel Santos

 

 

O Movimento Sindical perde um grande Líder: MANOEL SANTOS, ex-presidente da CONTAG e deputado estadual de Pernambuco. Manoel vinha fazendo um tratamento contra um câncer no esôfago desde 2014 e nas últimas semanas estava internado no hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, aonde veio a falecer, neste domingo,19.
Manoel era um verdadeiro LÍDER! Nasceu em abril de 1952 em Serra Talhada-PE; agricultor familiar, começou trabalhar muito cedo e logo ingressou no movimento sindical. Presidiu a CONTAG era deputado estadual do PT- Partido dos Trabalhadores.
Manoel era daqueles lutadores incansáveis e fazia sua luta com muito vigor para fortalecer a Agricultura Familiar brasileira e a conquista da terra para todos e todas.

 

VIVA MANOEL SANTOS.

VELÓRIO e SEPULTAMENTO

O corpo chega a Recife-PE nesta segunda-feira (20), onde será velado na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pernambuco(Fetape), localizada na rua Gervásio Pires, 876 – Boa Vista/Recife. O Cortejo segue da Fetape ás 16h até a Assembleia Legislativa do Pernambuco, onde o corpo será velado durante toda a noite. Na terça-feira (21), 9h, após Celebração na Assembleia Legislativa, o corpo de Manoel será transladado para o Cemitério Morada da Paz (em Paulista), onde será cremado. O presidente da CONTAG, Alberto Broch, juntamente com o secretário de Administração e Finanças da CONTAG, Aristides Veras, representarão a Diretoria da Confederação para  prestar as últimas homenagens ao líder sindical e militante do MSTTR, Manoel Santos.

CONTAG REALIZA SEGUNDO MÓDULO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DO CAMPO, FLORESTA e ÁGUAS COM LIDERANÇAS DE QUATRO ESTADOS

Encontro de quatro dias, acontece em Campo Grande-MS

 

CONTAG, Fiocruz e MS, realizam mais um módulo do curso de formação de facilitadores para Gestão Participativa, da política de saúde das populações do campo, floresta e águas. O curso acontece na cidade de Campo Grande-MS, e reúne trabalhadores (as) rurais, gestores e trabalhadores da saúde dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Cerca de 50 participantes estão na formação.

 

PARTICIPANTES DO CURSO: lideranças de Goiás, MT, MS e Rondônia

 

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais pretende dialogar com os gestores e trabalhadores da saúde. “Precisamos implementar a Política Nacional de Saúde integral das populações do campo, floresta e água, e só é possível dialogando com gestores e trabalhadores do SUS, isso é gestão participativa da política de saúde”, disse Juliana Acosta, coordenadora do projeto.

José Wilson Gonçalves, diretor de políticas sociais da CONTAG, disse durante o curso em Campo Grande, que o principal objetivo do projeto é formar conjuntamente dirigentes sindicais, lideranças rurais e trabalhadores e gestores do SUS para atuação articulada nos processos de formulação e implementação de políticas de saúde, priorizando as necessidades de trabalhadores e trabalhadoras  na agricultura. José Wilson, afirmou que no momento de realização das Conferências municipais de saúde, é importante que o controle social esteja fortalecido. “Se o campo está organizado, o SUS será valorizado, pois nós somos praticamente 100% usuários do Sistema Único de Saúde, e precisamos fortalecer o sistema”, disse José Wilson. Durante o encontro em Campo Grande-MS, as lideranças também foram motivadas para a participação na 15ª Conferência Nacional de Saúde, que já iniciou sua fase municipal, que acontecerá até junho, depois teremos as etapas estaduais e nos dias 1 a 4 de dezembro, a etapa nacional da conferência.

O projeto de formação de lideranças, tem apoio da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, e financiado pelo Ministério da Saúde; segundo Juliana Acosta, coordenadora do projeto, esse módulo de formação se desenvolve com atividades práticas para reconhecimento das necessidades de saúde nos territórios e elaboração de estratégias de intervenção: “Estamos envolvendo os facilitadores do MSTTR e do SUS, que diante da realidade, irão elaborar um plano de ações e metas para contribuir com a implementação da PNSIPCFA”, concluiu.