Elias Borges, diretor da CONTAG, na abertura do encontro em Carpina

TRABALHADORES (AS) ACAMPADOS  QUEREM AGILIDADE PARA ACESSO A TERRA EM PERNAMBUCO

 

ENCONTRO EM CARPINA

 

“…Pra que a Reforma Agrária aconteça e resolva os conflitos do campo, a FETAPE está lá…FETAPE suas cores são lindas demais, ela representa nossos ideais. Na força da luta o vermelho se faz, o verde é campo e o branco é paz…” (Trecho do Hino da FETAPE)

 

Sob o embalo do hino da FETAPE, a Secretaria de Política Agrária da CONTAG juntamente com a Federação dos Trabalhadores Rurais  Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pernambuco – FETAPE , realiza nesta semana em Carpina-PE, a Oficina Estadual de Formação e Capacitação para Acesso à Terra e Políticas de Permanência no Campo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

A Oficina que acontece em Carpina/PE acontecerá até o dia 01/08 – e conta com a presença de cerca de 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais, acampados (as) e assentados (as) do Programa Nacional da Reforma Agrária, bem como de dirigentes sindicais do Estado do Pernambuco.

A mesa de abertura contou com a presença dos diretores (as) da FETAPE Maria Givaneide, Paulo Roberto, Cícera Nunes, Maria Janusi e Israel Crispim, do Secretário de Política Agrária da CONTAG Elias D’ Ângelo, do Diretor de Obtenção do Incra Nacional Clóvis Figueiredo e seu assessor Érico Goulart, do chefe da Divisão de Obtenção Isaías Valeriano, chefe da Divisão de Desenvolvimento Charles Emery, ambos do INCRA , e do Presidente do Instituto de Terras do estado do Pernambuco – Iterpe, André Luiz.

Elias Borges, diretor da CONTAG, na abertura do encontro em Carpina

Elias Borges, diretor da CONTAG, na abertura do encontro em Carpina

O primeiro dia da Oficina está sendo destinado às reinvindicações e encaminhamentos das demandas dos acampados  (as), e o segundo dia, será a escuta, apresentação e encaminhamento das demandas dos assentados (as) da Reforma Agrária do respectivo estado.

O evento também contará com uma análise da conjuntura agrária do Brasil e do Estado, e o debate sobre os desafios para implementação e consolidação da Política Nacional de Reforma Agrária, como orçamento para obtenção de áreas, desenvolvimento e estruturação dos projetos de assentamentos.

Segundo o Secretário da CONTAG, Elias D’Ângelo, a Oficina tem o objetivo de dialogar com o público da reforma agrária, acampados  (as) e assentados (as), e com o governo através de suas autarquias Incra – sede e superintendência – e Iterpe, fechando compromissos e respondendo ao máximo as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que lutam por um pedaço de terra para produzirem alimentos saudáveis e viverem com dignidade.

A Secretária de Política Agrária da FETAPE, Maria Givaneide, avaliou o primeiro dia da Oficina: “Apesar da ausência injustificada do Incra Petrolina, o primeiro dia foi bastante proveitoso e esperamos que a pauta de Desenvolvimento, dos assentados, também apresente resultados.”

 

 

BANDEIRA MISTA

VAMOS HONRAR A PARAHYBA

 

Meu nome é PARAHYBA

BANDEIRA MISTA

 

“Veritas est indivisa, et quod non est plene verum, non est semiplene verum, sed plene falsum”. (A verdade é indivisa, e o que não é totalmente verdadeiro não é meio verdadeiro, mas totalmente falso).

A versão oficial do assassinato de João Pessoa é uma fraude histórica. E só isso basta, para que a verdade seja resgatada, devendo a nossa capital voltar a ser chamada de Parayba, termos de volta também, a nossa antiga bandeira, e que deixemos de ensinar aos estudantes de nossas escolas públicas e particulares na Paraíba e no Brasil uma mentira, que além de transformar em herói e mártir um homem que não merece tais galardões, deturpa capítulo ímpar da história de nosso país.

A realidade fática, é que João Pessoa foi assassinado por ter ofendido a Sra. Anayde Beiriz, professora estadual, poetisa e namorada de João Dantas. Face a desavenças de natureza política existentes entre Pessoa e Dantas, o primeiro determinou que a polícia invadisse o escritório de advocacia do segundo, onde desta feita, foram encontradas cartas íntimas trocadas por Beiriz e Dantas.

Assim, com este trunfo em mãos e visando desmoralizar seu adversário político, João Pessoa ordena que estas cartas sejam publicadas com destaque no jornal A União, pertencente ao governo do estado, causando um enorme escândalo em nossa capital, como de resto, em todo o estado da Paraíba.

Com intuito de limpar sua honra e de sua namorada, Dantas acaba por assassinar Pessoa na cidade do Recife nos moldes que informa a história contemporânea pátria. Portanto, a morte de João Pessoa foi um crime passional, transformado posteriormente, em crime político.

O inesperado assassinato de João Pessoa, presidente da Paraíba e candidato derrotado à vice-presidência na chapa da Aliança Liberal, estimulou as adesões e acelerou os preparativos para a deflagração da revolução de 1930.

Alçado à condição de mártir da revolução, o corpo de João Pessoa foi enterrado no Rio de Janeiro e seus funerais provocaram grande comoção popular, levando setores do Exército antes reticentes a apoiar a causa revolucionária.

Após a morte de João Pessoa, a comoção foi enorme, e o desejo de vingança também. Na Paraíba, diversos opositores foram simplesmente mortos, sem qualquer comiseração – uma barbárie.
.
Mudamos a bandeira do estado – bandeira esta, diga-se de passagem, horrível, de um extremo mau gosto, rubro negra, que representa sangue e luto – bem como, o nome da capital, fazendo de João Pessoa um mártir, um herói nacional que “morreu” pela revolução.

Temos que esclarecer esta página da história da Paraíba e do Brasil. Na verdade, tanto João Pessoa, como o NEGO não representam os valores do povo Paraibano.

 

TEXTO PUBLICADO POR LUIZ GONZAGA DA SILVA JÚNIOR, advogado.

 

BANDEIRA PARAHYBA

CHICO CÉSAR E OSPB

CHICO CÉSAR NO ANIVERSÁRIO DA PARAHYBA

CHICO CÉSAR E OSPB

A CAPITAL da Parahyba comemora 433 anos no dia 5 de agosto. A celebração será com um  Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, com a arte e  história   e a música de Chico Cesar.  O concerto é promovido pelo Governo do Estado. Nas redes sociais o governador Ricardo Coutinho – PSB, disse que o momento será “Belo, emocionante e imperdível”. A homenagem aos 433 anos da capital paraibana, será no  Teatro Pedra do Reino.

BANDEIRA PARAHYBA

Entrada gratuita e a retirada dos ingressos será no  dia 03 de agosto, a partir das 9h,  no Espaço Cultural “José Lins do Rego”, no bairro de Tambauzinho.

Pais que não vacinarem os filhos poderão perder a guarda; alerta MP da Parahyba

Promotora diz que notícias falsas atrapalham as campanhas de imunização de crianças

vacinação

A Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de João Pessoa-PB expediu, nesta semana, uma recomendação sobre a obrigatoriedade de pais e responsáveis vacinarem seus filhos nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. De acordo com a promotora da Justiça Soraya Escorel, essa obrigatoriedade está prevista no artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990).

A recomendação foi expedida durante audiência realizada na sede da Promotoria de Mangabeira (bairro mais populoso da capital, na região sul)  com representantes da Secretaria de Saúde e Educação da capital paraibana e com o Sindicato das Escolas Particulares da Capital.

A promotora Soraya Escorel explicou que a promotoria foi procurada pela Secretaria de Saúde para fazer esse alerta aos pais devido à baixa cobertura de vacinação que está sendo registrada. A Coordenação de Imunização informou que, no Brasil, a cobertura está caindo ano a ano, principalmente por causa das informações equivocadas divulgadas nas redes sociais. “Não cabe aos pais ou responsáveis decidirem se vão ou não vacinar os filhos. Vacinar as crianças é uma obrigação estabelecida por lei federal e a omissão ou negligência pode acarretar multa e até a perda da guarda”, alertou.

Para a promotora Soraya Escorel, a disseminação de ‘fake news’ (notícias falsas) contrárias à vacina tem confundido as pessoas sobre a real necessidade de imunizar as crianças. “É necessário combater tais notícias e desmontar a falsidade que se propaga por meio delas nas redes sociais, não obstante seja a vacinação o ato de saúde pública com maior impacto na sociedade”, disse.

A recomendação prevê uma série de estratégias que devem ser adotadas pelas Secretarias de Educação e Saúde da Capital para conscientizar a população sobre a importância e obrigatoriedade da vacinação.

A secretária adjunta de Saúde da Capital, Ana Giovana Medeiros, disse que as salas de vacina das unidades de saúde estão abastecidas e que ainda ocorrerão as campanhas previstas no calendário do Ministério da Saúde. Ela declarou ainda que essa ação conjunta do MPPB e secretarias tem como objetivo evitar que doenças que já estão erradicadas voltem. “Não queremos cair nesse retrocesso de ter doenças de volta”, comentou.

Já a secretária de Educação, Edilma Freire, falou que existem campanhas de saúde desenvolvido nas escolas e que, no ato da matrícula, o cartão de vacinação da criança é um dos documentos exigidos “Sempre orientamos os pais sobre a necessidade de atualizar o cartão dos filhos”, acrescentou.

Medidas recomendadas

– A Secretaria de Saúde deve realizar a divulgação da campanha de vacinação e chamamento dos pais, enfatizando a obrigatoriedade;

– Equipes de Saúde da Família devem realizar palestras de conscientização da importância da vacina;

-Articulação entre as Secretarias de Saúde e Educação para a realização de vacinação nas escolas e creches públicas e privadas.

– No ato da matrícula, deve ser exigida o cartão de vacina;

-Também será apresentado aos pais, na matrícula, um termo de autorização para sobre as vacinas obrigatórias e situação de atualização de caderneta vacinal para que assinem;

– O Sindicato das Escolas Privadas deve viabilizar estratégias para que as unidades disponibilizem espaço para a realização da campanha.

FONTE – estadopb.com

PARAÍBA DAY FOTO

PARAÍBA DAY em SÃO PAULO destaca potencial turístico

 

PARAÍBA DAY FOTO

O Estado da Parahyba é destaque hoje em São Paulo, em evento realizado pela operadora de turismo FLYTUR/MMT – PARAÍBA DAY.  O encontro em Sampa, coordenado pela presidente da PBTUR, Ruth Avelino, mostrará o potencial turístico do estado da Parahyba  para  350 profissionais e capacitar 120 agentes de viagens e vendedores.  O Paraíba Day é  uma ação  do Governo da Paraíba/PBTUR e ABIH-PB, com o apoio da Fecomercio, para fomentar o turismo no Estado, destaca a presidente da PBTUR.

 

MOEDAS

STJ mantem na cadeia pastores que deram golpe de 15 milhões de reais

 

MOEDAS

Os pastores Alencar Santos Buriti e Osório José Lopes Junior, acusados de estelionato e lavagem de dinheiro na cidade de Goianésia (GO) – cidade do meio norte de Goiás, distante 179km da capital –  tiveram pedido de liberdade indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e vão continuar presos. A decisão é do vice-presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, no exercício da Presidência. Os pastores golpistas estão na cadeia desde maio de 2018.

Segundo o Ministério Público de Goiás, os pastores pediam aos fiéis ajuda financeira para ser empregada em uma igreja e prometiam em retorno valores que poderiam chegar a 100 vezes o montante investido. O MP afirmou que o grupo apresentava cópias de documentos de títulos de dívida agrária em valores milionários, de modo a justificar o retorno futuro. O levantamento do golpe ultrapassa o valor de R$ 15 milhões de reais, subtraídos dos “fiéis”.

O ministro Humberto Martins destacou que a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás que negou o pedido de liberdade foi devidamente embasada, não existindo ilegalidade a ser sanada. Segundo o tribunal estadual, a prisão preventiva é necessária para garantir a ordem pública, evitar a reiteração criminosa e é imprescindível para a instrução criminal.

No caso, três pastores de Goianésia (GO) foram presos preventivamente em maio de 2018 por suspeitas dos delitos de estelionato e lavagem de capitais. Um dos pastores teve a liberdade concedida em junho por uma liminar proferida pelo ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz, por entender que a situação processual dele era diferente da situação dos demais.

 

INVESTIGAÇÃO APONTA MUITA OSTENTAÇÃO DOS PASTORES

A investigação apontou que os dois pastores ostentavam dinheiro e poder, em Goianésia. Segundo o delegado, o pastor Osório morava em uma casa de luxo na cidade, e chegava a alugar helicóptero para viajar da cidade para outras regiões. A Polícia Civil identificou, por meio da quebra do sigilo bancário, que os religiosos movimentaram R$ 20 milhões no banco.

“É uma quantia vultuosa que ainda não conseguimos identificar onde foi parar. Mas eles tinham uma conduta de muita ostentação na cidade. Um deles chegava a ter 5 seguranças dentro de casa. Eles fundaram uma empresa fictícia com capital de R$ 1 bilhão. Enfim, não só criaram uma situação de que tinham muito dinheiro, como mantinham tudo isso com recursos dos fieis”, detalhou o delegado responsável pelo caso.

FONTE – STJ

“Não existe crente bom nem doce de leite ruim”. Bebé de Natércio. 

 

 

 

ROBERTO_PAULINO

Ex-Governador anuncia disputa ao Senado na Paraíba

ROBERTO_PAULINOO ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino admitiu, nesta semana, a possibilidade de ingressar na disputa por uma vaga ao Senado pelo MDB. Ele disse que torce para que a legenda forme uma coligação e que os partidos a serem agregados indiquem os candidatos ao Senado. “Minha prioridade é a vitória de Raniery (seu filho) para deputado estadual”, disse, acrescentando: “Mas se o MDB precisar de um candidato com a ficha limpa para o Senado, eu estou à disposição”.

 

Paulino declarou que nada está definido e que seu nome pode figurar na chapa encabeçada pelo senador José Maranhão para o Governo do Estado, caso seja necessário. As vésperas  do início das convenções partidárias para confirmação de chapas, os principais pré-candidatos ao Governo não têm chapas fechadas para o Senado.

O PSDB tem nome definido para governador- Lucélio Cartaxo (PV) e apenas o nome do senador Cássio Cunha Lima para disputar a reeleição. O PSB já fechou questão em torno do nome de João Azevedo para governador e tem apenas um pré-candidato ao Senado: Veneziano Vital do Rêgo; o PSB flerta o PP com a composição da empresária Daniela Ribeiro – irmã do deputado e ex-Ministro Aguinaldo Ribeiro.  Ontem, o MDB acenou com a possibilidade de Roberto Paulino ser lançado na disputa pelo Senado. O PDT da vice-governadora Lígia Feliciano, e PSTU ainda não anunciaram qualquer nome para vice e para o Senado.

O PC do B terá Gregória Benário como candidata a senadora, assim como o Progressistas e o PSC terão a deputada Daniella Ribeiro e o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior. No entanto, estes partidos ainda não decidiram com  quais nomes marcharão na disputa pelo Governo do Estado. O Progressistas acena para a possibilidade de compor com o PSB, mesmo partido que está na mira do PC do B. Até hoje, apenas o Psol tem a chapa completamente formada, com Tárcio Teixeira para governador; Adjany Simplício, para vice; e Nelson Júnior e Nivaldo para o Senado.

 

Fonte – Correio da Paraíba

 

 

 

MAIS DE 100 MIL PESSOAS FICAM SEM ÁGUA EM SANTA RITA

 

– SERVIÇO EM  MANUTENÇÃO, na dúvida ligue 115.

FALTA ÁGUA EM SANTA RITA

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) executa nesta quinta-feira (19) uma manutenção corretiva na Estação de Tratamento de Água de Santa Rita (PB) , na região metropolitana de João Pessoa.  Em decorrência dos trabalhos, o abastecimento de água será interrompido, das 8h às 23h, em todo o município de Santa Rita, e deve atingir cerca de 100 mil pessoas, com exceção do distrito de Várzea Nova e do loteamento Fernando Santiago.

 

Mais informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115, que agora também atende ligações de celular.

 

 

PARAHYBA (2)

ARGENTINOS MOVIMENTAM O TURISMO NA CAPITAL DA PARAHYBA

  Número de Turistas argentinos cresce 52% em JAMPA

PARAHYBA (2)

O número de turistas argentinos que desembarcaram em João Pessoa tem criado uma segunda língua no segmento turístico da Paraíba. De acordo com dados estatísticos do Fluxo Global Estimado para a capital paraibana, no ano passado, em relação a 2016, houve um crescimento de 47,31% no número de argentinos hospedados na rede hoteleira, e a presença deles cresce mês a mês.

IMG_5039

 

De janeiro a junho deste ano, o número de argentinos na Paraíba foi maior do que todos os turistas de outras nacionalidades, apontando um aumento de 52,95%. No período, passaram pela capital paraibana 2.513 argentinos, enquanto em 2017 foram 824 turistas. Para se ter uma ideia, os americanos, que vêm em segundo no ranking estatístico da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), somaram 580, com um aumento de 11,29% comparados os dois períodos.

 

FONTE: SECOM PB

PARREIRA

CURSO EM AGROECOLOGIA NA UFAL RECEBE INSCRIÇÃO ATÉ DIA 20 DE JULHO

PRONERAPARREIRA

Estão abertas as inscrições para o Curso de Bacharelado em Agroecologia via Pronera na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que será ofertado em sistema de alternância, compreendendo o tempo escola, de caráter intensivo, com 12 etapas presenciais, previstas para ocorrer entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2023; e o tempo comunidade, de acordo com o Projeto Pedagógico Curricular (PPC).

Os interessados em participar do processo devem se inscrever até o dia 20 de julho 2018, na Secretaria do curso de Bacharelado em Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, localizada na BR 104, Km 85, s/n, Rio Largo – AL, CEP 57.100-000, ou através do e-mail: agroecologiaproneraufal@gmail.com.
O Curso de Bacharelado em Agroecologia tem  etapas presenciais  e serão projetadas para apresentar, em média, 25 dias letivos. Após a realização de cada tempo escola, os discentes terão que desenvolver os Projetos Integradores (PI), que compõem as atividades do tempo comunidade e representam 30% da carga horária total do curso. Os PIs serão definidos durante o tempo escola e os resultados serão contabilizados no cálculo das médias das disciplinas.

A sede do curso será o Centro de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas, onde se dará a maior parte das atividades no tempo escola. Algumas disciplinas e módulos poderão ser ministradas em outras instituições de ensino superior ou centros de formação no estado de Alagoas.

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG -Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares –  Edjane Rodrigues, ressalta que a Educação é elemento fundamental para a conquista da cidadania e a efetivação de direitos. “Este curso irá proporcionar aos agricultores e agricultoras familiares dos assentamentos de reforma agrária e crédito fundiário uma formação qualificada em Agroecologia, contribuindo para mudanças da matriz produtiva, no qual fortalece organicamente a produção e aprofunda a discussão da construção de um projeto alternativo para o campo dentro da visão e concepção de desenvolvimento rural sustentável”, destaca a dirigente.

CONFIRA O EDITAL:

 

http://contag.org.br/arquivos/portal/Edital%20pronera%20ufal.pdf

1 2