MARX NEGRO

Questão racial é o tema de debate de novembro que integra ciclo sobre passado, presente e futuro do pensamento de Marx

 

O debate acontece em São Paulo

MARX NEGRO

É possível pensar o racismo na ótica do marxismo? De que maneira o movimento antirracista e a luta de classes podem caminhar juntas? Como a chave do racismo pode se inserir no pensamento marxista? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de novembro do ciclo de debates Diálogos com Marx, que acontece às 19h na Tapera Taperá (Galeria Metrópole Av. São Luís, 187 – Centro Loja 29, 2º andar São Paulo – SP)terça-feira dia 13 e contará com a participação de Silvio Luiz de Almeida, Juliana Borges e Marcio Farias, com mediação deJoice Berth.

Organizado no ano do bicentenário de nascimento de Karl Marx, com o objetivo de discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos, o ciclo Diálogos com Marx promove encontros mensais entre abril e dezembro de 2018. O projeto é realizado em parceria entre a editora Boitempo, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert – Brasil, a Tapera Taperá e a CartaCapital.

 

DIRETORIA DA API

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE IMPRENSA TEM NOVA DIRETORIA

Presidente da API conclama para UNIDADE na categoria.
Em clima de unidade, a nova diretoria da Associação Paraibana de Imprensa – API – assume a entidade para o triênio 2018/2021. Em solenidade embalada pelos versos do repentista/poeta Oliveira de Panelas, presidente da entidade, João Pinto declarou: ” Sou agora o presidente de todos e faço aqui a convocação que nos unamos para uma API Unida, Sempre, forte e representativa de todos os profissionais de imprensa da Paraíba”. A festa de posse nesta sexta-feira, 09, foi realizada na sede da OAB na capital paraibana.
A solenidade foi prestigiada por profissionais de imprensa da Capital e representações de cidades do interior do Estado, autoridades e convidados. Durante o evento de posse da nova diretoria da API foi realizado o lançamento do livro “Relatos de um Repórter”, do jornalista Josélio Carneiro.
A nova diretoria tem composição estadual, com destaque para as cidades de Cajazeiras, Sousa e Patos; confira os novos integrantes da direção da Associação Paraibana de Imprensa:
JOÃO PINTO – Presidente
SONY LACERDA – Vice-Presidente
CRISTIANO MACHADO – Secretário Geral
EDMILSON PEREIRA – Tesoureiro
DIRETORIAS
MESSINA PALMEIRA – Diretor Social
CARLOS ARANHA – Diretor de Cultura
JOANILDO MENDES – Diretor de Assuntos Políticos
MARCUS WERIC – Diretor de Comunicação Social
SUPLENTES DE DIRETORIA
01 – JOELMA ALVES
02 – VANDERLAN FARIAS
03 – GIL FIGUEIREDO
DIRETORIA DE BASE
CAMPINA GRANDE – ASTROGILDO PEREIRA
SOUSA – LEVI DANTAS
CAJAZEIRAS – PETSON SANTOS
CONSELHO DELIBERATIVO
1- ANTONIO COSTA
2- NENA MARTINS
3- PADRE ALBENI
4- DAMIÃO LUCENA
5- JOSÉ EUFLAVIO
6- NALDO SILVA
7- GEOVALDO CARVALHO
8- MANELITO FREIRE
9- CLEANE COSTA
CONSELHO FISCAL
1 – JACKSON BANDEIRA
2 – ANTÔNIO VICENTE FILHO
3 – FERNANDO BRAZ
SUPLENTES
1 – DJANE BARROS
2 – JOSÉ VALDEZ
3- TERESA DUARTE

JUVENTUDE E SAÚDE

1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde 

 

O Brasil vive hoje em um contexto de retrocessos políticos, sociais, educacionais e de saúde, que ameaça diretamente o futuro dos jovens de todo o nosso país. Por isso, a juventude brasileira se organiza para a realização da 1ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde (1ªCNLJS). O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2018, na Universidade de Brasília (UNB). A Universidade Federal da Paraíba terá cerca de 15 jovens/estudantes que irão participar da Conferência.

O tema da conferência será “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, e deverá abordar os mesmos eixos temáticos da 16ª Conferência, sendo: Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de Trabalho e Orçamento e Financiamento.

Durante a Conferência haverá uma RODA DE CONVERSA sobre RÁDIO E SAÚDE – uma discussão sobre a capacitação de jovens para produção radiofônicas nas comunidades.

http://conselho.saude.gov.br/juventude/

PICÃOZINHO NA PARAHYBA

Parahyba amplia negócios no  Mercosul durante Festival de Turismo de Gramado

A Paraíba terá uma atuação de destaque na 30ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, considerada uma das maiores e proativas feiras de turismo brasileiro. O evento tem início nesta quinta-feira (8) e segue até o sábado (11), na Serra Gaúcha. O Destino Paraíba estará próximo da Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas internacionais e com perspectiva de ampliar o número de turistas de outros países do Mercosul, como Uruguai, Chile e Paraguai.

 

O espaço da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) ficará dentro do estande do Ministério do Turismo (Mtur), que compreenderá uma área de 350 metros quadrados, ao lado dos principais destinos brasileiros, o que levará os olhos dos cerca de 10 mil profissionais de turismo de todo o mundo a ficarem atentos às novidades que serão apresentadas para o período de alta estação. “Iremos apresentar os nossos roteiros mais fortes de sol e mar, sem esquecer do turismo de aventura e gastronômico que pode ser feito no interior paraibano”, afirmou Ruth Avelino, presidente da PBTur.

CENTRO HISTÓRICO DA CAPITAL PARAIBANA.

CENTRO HISTÓRICO DA CAPITAL PARAIBANA.

 

De acordo com a executiva paraibana, o Festuris Gramado é fundamental também para manter o Destino Paraíba na prateleira das operadoras da Argentina e ampliar ainda mais a presença dos turistas na Paraíba. Após o incremento do voo direto entre Buenos Aires e João Pessoa, operado pela Gol Linhas Aéreas desde julho do ano passado, o número de argentinos na capital paraibana é superior ao de outros países, com um crescimento superior a 300%.

 

Em 2018, segundo Ruth Avelino, houve um esforço muito grande por parte do Governo do Estado, sempre em parceria com a iniciativa privada, para trabalhar com as principais operadoras de turismo da Argentina, com a promoção de capacitações e famtours. “Trouxemos para a Paraíba mais de 50 agentes de viagens ligados às mais influentes operadoras argentinas e a expectativa é bastante otimista quanto ao retorno desse investimento”, apontou a executiva da estatal de turismo.

 

Afora o mercado internacional, a presidente da PBTur aposta no mercado interno, com investimento em capacitação e divulgação em destinos como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Goiânia. “Precisamos estar sempre atentos ao mercado local. São os estados os indicadores de emissão de turistas importantes para a Paraíba, em especial, São Paulo, e precisamos estar frequentemente próximos e investindo em promoção”, pontuou Ruth Avelino.

 

O estande do Ministério do Turismo no Festuris Gramado representa hoje a maior presença dentro da feira, que contará com mais de 2 mil marcas e cerca de 65 destinos internacionais em exposição. O Ministério do Turismo trará para dentro da feira o Espaço MTur: um estúdio voltado para que personalidades do turismo concedam entrevistas e depoimentos, expondo de cases de sucesso dentro da temática, a exemplo do que foi feito na ABAV Expo 2018. Uma oportunidade de troca de conhecimento e aprendizagem.

 

FOTOS – CACIO MURILO