Reunião do CNS em janeiro em Brasília

Conselho Nacional de Saúde tem garantia para realizar 16ª Conferência em agosto

Paraíba realiza conferência estadual no meio do ano

Durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS),  ocorrida recentemente, em Brasília, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que a pasta contribuirá para a construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do Brasil. Marcado para ocorrer de 4 a 7 de agosto, e evento é organizado pelo  CNS. As fases municipais já estão sendo realizadas até o mês de abril,  e a etapa estadual da Paraíba já foi convocada pelo Governo do Estado, conforme publicação no Diário Oficial, a 9ª Conferência Estadual de Saúde da Paraíba, será realizada no período de 4 a 6 de junho, na capital paraibana.

Reunião do CNS em janeiro em Brasília

Reunião do CNS em janeiro em Brasília

Conselhos Municipais de Saúde e outras entidades já estão realizando etapas preparatórias da 16ª Conferência em diversas localidades pelo país. Ao ser questionado pela conselheira Sueli Barrios, representante da Associação Rede Unida, sobre o evento nacional, o ministro afirmou que a pasta vai realizá-lo. “Vamos ajudar na construção do evento. Espero que façamos uma boa conferência, com respeito às diferenças e opiniões”.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, frisou a importância da presença de representantes do poder público no espaço institucional do conselho junto aos usuários, prestadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos fazendo história na nossa primeira reunião ordinária com a presença do ministro. É o início de um diálogo produtivo e de uma caminhada de luta junto à nova composição do CNS”, disse.

Atenção Básica

Durante a reunião, o ministro foi questionado por vários conselheiros sobre diferentes assuntos relacionados à Saúde, como Hanseníase, Autismo, Saúde do Trabalhador, HIV/Aids, Mais Médicos, Saúde Indígena, dentre outros, respondendo a cada uma das perguntas. Na ocasião, ele destacou que a Atenção Básica será prioridade na sua gestão. Mandetta pretende criar uma secretaria específica do assunto, onde deve concentrar sua força de atuação.

SAIBA MAIS SOBRE A 16ª CNS – acesse – http://www.conselho.saude.gov.br/16cns/

Com informações do CNS

Foto – ASCOM Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *