06/05/2021
Início Posts Os desmandos no nordeste goiano sob os olhares do MP

Os desmandos no nordeste goiano sob os olhares do MP

Abusos, corrupções e desrespeito a lei, são marcas da administração pública na região mais pobre do estado de Goiás. Conheça o PROMOTOR que prendeu o Prefeito de Iaciara-GO.

 

A questão ambiental, em desarmonia com as  condições de vida das comunidades do nordeste goiano, tem  um resultado explosivo, onde gestores e agentes públicos, sentem-se no “direito” de agredir a fauna, flora e o homem. Os 20 municípios da região ainda convivem com baixos índices de IDH (índice de desenvolvimento humano) e o poder público estadual tem dificuldade de chegar com ações de desenvolvimento sustentável para uma mudança social e econômica para a região.

Muitos prefeitos e agentes públicos do nordeste goiano, desenvolvem ações de agressão ao meio ambiente com desmatamento irregulares, extração de areia e fabricação de carvão vegetal ilegal. Recentemente o promotor de Justiça de São Domingos de Goiás, Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, sofreu um atentado, por combater fortemente os crimes ambientais na região.

Outro episódio foi a prisão do prefeito de Iaciara-GO, sob o comando do mesmo promotor. Veja o vídeo (link abaixo), mostrando o abuso do gestor público e o desrespeito. Foi preciso o promotor de Justiça agir com rigor mesmo sob a fragilidade da Polícia Militar local, que muitas vezes é subordinada ao prefeito.

O deputado estadual Iso Moreira, é também personagem de uma controvertida estória de envolvimento com dinheiro irregular de campanha. Ele, o deputado, é considerado um “coronel” dos políticos locais, e que estaria comandando também uma ação de “desenvolvimento local” sem respeito ao meio ambiente e a ordem pública vigente.

Na recente lista suja divulgada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) é possível encontrar vários administradores da região nordeste de Goiás, dentre eles os ex-prefeitos de Alvorada do Norte, Mambaí, Flores e outros. O coronelismo ainda tenta predominar, apesar de insustentabilidade, mas  ainda resiste o regime de força e dominação de poucas famílias. O mais grave é o envolvimento dos “coronéis” e suas famílias com os crimes ambientais e contra a pessoa!

Um episódio grave também na região, deflagrou a operação “Sexto Mandamento”, depois da morte de Igino Carlos Pereira de Jesus, 24 anos. Ele e mais três amigos foram assassinados. Igino é arrancado de dentro de casa, segundo informações, por oito homens que ocupavam 2 carros (celta). O corpo de Igino foi encontrado no mesmo dia, com mais de 30 perfurações de balas.

Tudo isso acontece sob os olhares do poucos Promotores de Justiça que atendem à região.

Conheça a região

O Nordeste Goiano possui área de 38.726,364 km², representando 11.39% da área total do Estado. Como região de planejamento compreende a microrregião Chapada dos Veadeiros e microrregião Vão do Paranã. Abrange 20 municípios e faz divisa com os Estados de Tocantins, Bahia, Minas Gerais e o Distrito Federal.

A região faz parte do Semi-árido brasileiro, com vegetação predominante de cerrado, constituído por cerrado propriamente dito, cerradão, campos, mata ciliar e veredas. O cerrado, que possui grande diversidade biológica, é tido como omais antigo dos ecossistemas brasileiros.

VÍDEO DO PROMOTOR QUE PRENDEU O PREFEITO

Veja o vídeo do PROMOTOR que prendeu o Prefeito de Iaciara. Dr.Douglas Magalhães, sofreu um atentado e o MP investiga o caso.

http://www.youtube.com/watch?v=IGMi6F3aNao

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

“NA GAVETA” comenta a taça mais cobiçada do mundo

  ESPORTES: Na GAVETA   – Hoje, 05 de Maio, 13h , na RÁDIO QUINTAL e nas principais plataformas de áudio. No terceiro episódio de “NA GAVETA”,...

“Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma” (Fernando Pessoa)

        Trecho de Fernando Pessoa, escrito no chão do museu interativo da Língua Portuguesa na Estação da Luz, encanta jovens e...

VISÃO DE MUNDO com 5 assuntos no PODCAST

VISÃO DE MUNDO O seu programa quinzenal de notícias internacionais, o Visão do Mundo, terá seu terceiro episódio lançado hoje (03/05) às 10h da manhã....

Animais no convívio humano da infância a velhice, é tema de Podcast

  O 80BPM é parte do projeto "CÁSPER NO QUINTAL", confira:   O terceiro episódio do Podcast 80BPM chegará às principais plataformas de áudio nesta quarta-feira (05),...